quinta-feira, 29 de setembro de 2011

15. Rostam e Sohrab


Rostam e Sohrab 

Rostam e Sohrab é uma tragédia do épico persa Shahnameh[1]. Conta a história trágica do herói Rostam e seu filho, Sohrab. 


Rostam é um herói persa e um dos favoritos do rei Kaykaus[2] . Uma vez seguindo os rastos de seu cavalo perdido, ele entrou para o reino de Samangan[3]. O rei hospedou Rostam, enquanto seu cavalo estava sendo procurado. Rostam conheceu a princesa Tahmina[4] e se casou com ela. Muito em breve ele deixou o reino e nunca mais voltou. Enquanto isso, Tahmina deu à luz a seu filho e nomeou-o Sohrab. Rostam e Sohrab nunca se conheceram até que uma nova guerra entre Irã e Turan[5] teve início alguns anos depois.

Até então Sohrab era conhecido como o melhor lutador de Turan exército. Como ninguém mais se atreveu a luta com Rostam, Sohrab foi enviado para lutar com olendário herói persa. No entanto, o nome do herói foi mantido em segredo, como Sohrab sabia que Rostam era seu pai. No campo de batalha sem indicar a razão Sohrab disse ao seu rival que ele não lutaria contra Rostam. Assim, Rostam não revelou seu nome. Depois de um longo e pesado lutar, Rostam se sentiu fraco e com medo de estragar a sua reputação; por isso ele es- faqueou seu filho no coração. Tahmina, veio do campo para estancar o derramamento de sangue, mas já era tarde demais e Sohrab morreu nas mãos de seu pai. 

Traduzido por Maryam Baan 



[1] Shahnameh, ou Shahnameh (do persa: شاهنامه). Outros nomes também são usados como ​​Shahnameh, Shahnameh, Shahname, Shah-Nama, etc. "O Livro dos Reis" ou "O Épico de Reis" é uma grande obra. poética poesia escrita pelo poeta persa (iraniano) Ferdowsi em torno de 1000 a. C. e é o grande épico nacional do mundo de língua persa. O Shahnameh conta a história e a mitologia do Irã desde a criação do mundo até a conquista do Irã por forças islâmicas no século VII. 
[2] Kaykaus: Kayka'us é o segundo rei da iraniana dinastia iraniana Kayanian 
[3] Samangan : (em persa: سمنگان, transl. Samangān) é uma província do Afeganistão. Sua capital é a cidade de Aybak
[4] Tahmeena, Tahmina ou Tahmineh (persa: تهمينه) é uma personagem feminina Shahnameh. Seu nome é mencionado como a esposa de Rostam (herói persa) e como a filha de Samanganshah, o soberano de Samangan. 
[5] Turan (em persa توران) é o nome persa para a Ásia Central, que significa literalmente "terra dos Tur". 

2 comentários:

  1. Oi! Eu também sou iraniano, meu nome é Sam (Saam do Shahnameh) e o nome do meu irmão é Sohrab (meus pais gostaram muito do Shahnameh). Espero que você esteja gostando do Brasil, o seu português é ótimo, e espero que vc já tenha achado algum restaurante iraniano pra não morrer de saudades! Se você vier pro Rio de Janeiro, tem um restaurante chamado Samobar onde tem chelo kabob, ghormeh sabzi, fesenjoon, tudo! Só uma dica :)
    Beijos (boos!)

    ResponderExcluir
  2. Eu sou brasileira e há muito tempo estou curiosa para ler esse livro, mas não encontro traduzido para português :(

    Bem-vinda ao Brasil! Beijos

    ResponderExcluir